Currículos Palestrantes - Fórum 2019

Andrea Taubman– Escritora, com vários livros publicados, tradutora, locutora e bagunceira literária. Vice-Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.
Cíntia Barreto– Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Cândido Mendes, idealizadora e curadora do Projeto Conversa Literária, Professora da Rede Estadual de Educação, Escritora.
Cristiana Seixas– Psicóloga, Biblioterapeuta, Especialista em Arteterapia, mestre em educação, focalizadora de danças circulares e consteladora familiar sistêmica. Seu lugar sagrado é entre mandalas: de livros e pessoas. Faz parte de uma nutritiva Bibliofamília, que dissemina a potência terapêutica da literatura em formas plurais.
Francisco Gregório– Contador de Histórias e Escritor. Mediador de Leitura. Pipeiro – pipas que contam histórias.
Ninfa Parreiras– Escritora de textos em verso e prosa. Mestre em Literatura Comparada. Graduada em Letras e em Psicologia. Psicanalista. Professora de Literatura e Criação de textos do Instituto Estação das Letras. Pesquisadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga – RJ. Curadora da Festa Literária de Santa Teresa – FLIST do Centro Cultural Anísio Teixeira; da Poesia no Parque/Castelo CEAT. Autora de obras e ensaios sobre literatura e psicanálise. Especialista no escritor Bartolomeu Campos de Queirós.
Nadia Rebouças- Começou seu trabalho como educadora, fez sociologia na USP (incompleto) e especializou-se em comunicação. Trabalhou em agências de publicidade, sempre em pesquisa e planejamento, e criou sua própria agência. Em 1992 participou da Eco 92, passando a utilizar seus conhecimentos de marketing e comunicação para causas socioambientais. Coordenou a área de comunicação da sua campanha: Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Fome. Publicou um livro em 2014 contando a história dessa campanha.
Regina Porto– Fundadora do Instituto Rio de Histórias que representa a Associação Viva e Deixe Viver no Rio de Janeiro, formando voluntários contadores de histórias nas área da saúde e educação desde 2005. Administradora, pós-graduada em Ciência, Cultura e Arte na Saúde pela Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, poetisa e bordadeira.
Sandra Ronca– Escritora e ilustradora de Literatura Infantil. Brincante, apaixonada pela infância. Acredita no poder transformador e curativo da Arte. Em processo de certificação de Arteterapia. Com 25 livros publicados, tem gosto pelo humor e lúdico, gosta de brincar com as palavras, seus sons e significados. Assim é na vida e na arte. Adora dançar e abraçar.
Sonia Rosa– Escritora de literatura infanto juvenil voltada para a temática afro brasileira, com cerca de 40 livros publicados, pedagoga, contadora de histórias e mestranda em Relações Étnico Raciais.
Valdir Cimino- Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia São Paulo. Presidente da Associação Viva e Deixe Viver.
Vitor Pordeus– Ator e Médico. Fundou há 7 meses e trabalha no Teatro Clínica Therezinha Moraes no Rio de Janeiro. Professor associado de Psiquiatria Transcultural, na Universidade McGill em Montreal – Canadá. Fundou e coordenou o Hotel e SPA da Loucura no Hospício do Engenho de Dentro de 2009-2016 e se dedica a continuidade do método clínico de Nise da Silveira e Carl Jung na mesma comunidade de Nise da Silveira, o grande Méier.